Não tem como contestarmos a importância dos pneus.
Todo o impacto da carga é suportado pelos pneus de rodados duplos, que além de proporcionarem segurança, também proporcionam mobilidade para o veículo.
Colocamos aqui 6 dicas para o cuidado com esse importante ativo para veículos, neste caso, caminhões e todos os que possuem pneus duplos.
1. SEMPRE OBSERVAR O DESGASTE
Existe uma marca: 1.6mm como sendo o limite de segurança para o desgaste do pneu (desgaste máximo) de profundidade dos sulcos. Qualquer ponto abaixo da medida limite já simboliza um pneu careca, e rodar nessas condições é ilegal.
Sendo assim, o caminhão pode ser apreendido. Evite esse transtorno e os prejuízos decorrentes dele.
2. FAÇA BALANCEAMENTO DE RODAS
Rodas não balanceadas são sentidas ao dirigir, pois a tração se perde, a estabilidade diminui e o desgaste pode ocorrer não apenas nos pneus, mas também em componentes mecânicos.
A qualquer sinal de vibração, as rodas precisam ser balanceadas. Em casos de conserto de pneus ou troca deles, também é necessário balancear. Preventivamente, execute esse procedimento a cada 10 mil quilômetros rodados.
3. ALINHE A DIREÇÃO
Direção desalinhada faz com que os pneus se desgastem antes do previsto. Isso torna o caminhão inseguro e instável. Sempre que acontecer impacto na suspensão, é necessário alinhar. É recomendável alinhar a cada 10 mil quilômetros também.
Substituição de componentes, situação de troca de pneus ou se algum desgaste irregular for detectado, é bom ver esse quesito do alinhamento. É comum que os caminhoneiros sintam que o veículo está “puxando para um lado”, daí é hora de alinhar.
4. CALIBRE OS PNEUS CORRETAMENTE
A baixa pressão traz muitos perigos. A durabilidade do pneu é comprometida quando a calibragem não é cuidada corretamente.
O pneu esquenta mais e por isso se desgasta mais rapidamente, mais combustível é consumido pelo veículo, a estabilidade das curvas é prejudicada, a direção fica pesada etc.
Entre outros aspectos que envolvem a segurança de quem dirige e da carga, o excesso de pressão também é prejudicial: o centro de rodagem se desgasta mais depressa, a estabilidade nas curvas diminui, a absorção é lesada etc. Tudo isso dá mais chance de haver estouros pelo impacto. Previna-se!
5. APLIQUE O RODÍZIO
Compense a diferença no que diz respeito ao desgaste dos pneus, executando o rodízio. O rodízio dos pneus, auxilia o motorista principalmente nas freadas e nas curvas. Veja quantos quilômetros o caminhão roda até que as seguintes mudanças sejam aplicadas:
-
a cada 5 mil quilômetros — pneus diagonais de passeio;
-
cada 8 mil quilômetros — pneus radiais de passeio.
6. EQUALIZADOR DE PRESSÃO RODOLED
Hoje existe uma inovadora maneira de aumentar ainda mais a vida útil de seus pneus, criando uma cultura de atenção a calibragem. Resultados em torno de 20% ou mais na vida útil dos pneus. Isso ocorre utilizando EQUALIZADORES DE PNEUS (uma novidade em ascenção), pois além de aumentar a longevidade dos pneus, proporciona qualidade na estrutura/carcaça para futuras recapagens, reduz o número de rodízios, facilita a calibragem do pneu interno (de difícil acesso), reduzindo com essa ação o tempo de calibragem em 50% e reduz o consumo de combustível. Inovação voltada para ECONOMIA em gestão de pneus.
Todos esses cuidados conferem uma vida útil uniforme e longa aos pneus de caminhão. Não deixe nunca de investir na manutenção preventiva e cuidar da segurança, tanto dos veículos quanto dos motoristas.